quinta-feira, 23 de maio de 2013

ESTRADAS e OPORTUNIDADES

Esse é meu primeiro post depois de muito tempo sem nada postar. Tive que me dedicar aos estudos na faculdade, que me tomavam muito tempo. Mas, enfim, já estou formado, batalhando por um lugar ao sol e finalmente posso me dedicar mais ao desenho e ao blog.

Venho refletindo muito sobre a importancia de se aproveitar a vida que temos. Calma! Não vou falar aqui sobre "curtir a vida adoidado," sobre muito sexo, drogas e rock n' roll. Para mim isso está longe de curtir a vida. Mas, falo sobre aquilo que realmente importa nessa vida, aquilo que nos dá o equilíbrio necessário e que, se tivermos boa-vontade e esforço em cumprí-los, teremos uma vida mais harmoniosa e feliz. Falo dos "compromissos" que temos na vida, todos nós.

A vida é passageira, nós o sabemos. Entretanto, é fácil perceber que aqueles que vivem de maneira leviana, cedo ou tarde, são chamados a perceber o tempo e as oportunidades que perderam de realmente olharem seu passado e perceberem que as escolhas lá de trás foram responsáveis pelo presente bom que vivem hoje.

Quando nos desviamos daquilo que é Bom  e do Bem realmente, nós ficamos disponíveis para qualquer tipo de mal que, logicamente, reforçará tudo aquilo que pode nos acontecer de negativo e nos levar para caminhos lamentáveis.

Eu acredito que nós estamos aqui para superar a nós mesmos, no sentido moral. Não é necessária muita coisa para perceber que nós trazemos em nós tendencias a fazer o mal, sob variadas formas. Estamos em um planeta que passa por um processo de transformação moral, chamado de "Provas e Expiações," mas que caminha para um planeta chamado de "Regeneração." Então, no atual estágio que nosso planeta está, entende-se que realmente passamos por provas na vida, que exigem de nós esforço para passar por elas; e, expiação, porque nós plantamos muito o mal no passado, e mesmo nessa atual vida, quando a irresponsabilidade com os sentimentos alheios, a crueldade, o egoísmo, vaidade e orgulho predominavam em nós. Toda causa tem um efeito, toda ação tem uma reação. Então, se nós fizemos o mal anteriormente em outras vidas, é racional que venhamos a ter oportunidade de reparar esses erros hoje ou no futuro ou mesmo no passado. As várias vidas que tivemos, e essa que temos hoje é uma delas, tem essa finalidade maior de reparação dos próprios erros pelo Amor. Entretanto, a reparação dos próprios erros não precisa ser apenas pelo sofrimento. Já nos falaram que " o Amor cobre a multidão de pecados (I Pedro, 4:8)."

E a nossa boa-vontade em fazer o bem tanto quanto possível livra-nos ou atenua para nós o mal que tem ligação conosco. Portanto, vamos fazer o Bem ao máximo nessa vida. Esse é o trabalho que, quem conhece o Espiritismo já reparou em uma palavrinha recorrente nas mensagens espiritas: o trabalho. E isso se dá por um motivo importante: o trabalho é uma lei universal e pré-requisito para o progresso moral e material. No livro "Lições para a felicidade" de Joana de Angelis, psicografia de Divaldo Franco, ela diz:
"É obrigação do espírito permanecer no caminho do Bem até o limite das próprias forças e mesmo que isso lhe exija renúncia e sacrifício." Estamos aqui para isso, principalmente, mas também para sermos felizes tanto quanto possível. Nesse ponto, lembro do filme brasileiro "Chico Xavier," em que em uma as últimas cenas ele diz: "Todo o bem que eu pude fazer me trouxe uma felicidade que nunca foi minha."

Enfim, resumidamente, o que eu quero dizer, através daquilo que eu aprendo com a Doutrina Espírita e com as experiencias de cada dia, é que nós temos que nos esforçar para não perder as oportunidades que  aVida nos mostra.

E refletindo nessas oportunidades que temos é que me passou pela cabeça:
Quantas vezes nós preferimos entrar em certos vícios e nos afundamos, fazendo sofrer quem está ao nosso redor. Ou quando somos negligentes com quem precisa de nós, como nossos filhos, cônjuges, pais, irmãos, amigos... Ou quando nós preferimos o sensualismo e não colocamos freio nos instintos sexuais, fazendo muita gente sofrer por isso, pela decepção de ser visto apenas como objeto... ou quando valorizamos as pessoas pela aparência e não pelo caráter... ou quando nos achamos superiores aos outros... ou quando ferimos por palavras e atos as pessoas, independentemente do que nos fizerem... ou quando desviamos do caminho reto, desperdiçando pessoas que poderiam nos ajudar e incentivar muito na vida... ou, quando por um deslize nós perdemos os momentos felizes que poderíamos viver com nossos filhos e familiares, por exemplo, se nós não tivéssemos entrado pela porta larga de tentações que o mundo sempre nos oferece.

http://www.youtube.com/watch?v=YTcVCfxz2nQ
E foi nesse vídeo que eu me senti mais motivado a realmente lutar para ser feliz, pelo caminho do Bem, o mais que posso, e da vigilancia para não perder as oportunidades que a vida me traz. Essa música chama-se "Estradas", interpretada por Ladston Nascimento e pela Cacau, com essa voz belíssima que ela tem.
E então, eu quis desenhar sobre essa música, que mexeu muito comigo e imaginei então que os desenhos ficariam mais bem aproveitados se pudessem acompanhar a música, á medida em que ela acontece.
http://www.youtube.com/watch?v=YTcVCfxz2nQ
Execute o vídeo no Youtube e então acompanhe a letra, colocada embaixo de cada desenho.



As memórias que perdi e que desejo relembrar,
São como sonhos, perdidos no tempo.
Que soam na lembrança, como vidas não vividas,
Como estradas, que guardam meus passos.





Nem que passem 100 mil anos, 
Nem que pedras virem pó,






Nem que se apaguem as estrelas, 
ainda vou encontrar...










Nem que seja a duras penas, 








Vou conquistar a harmonia,








E eu sei que algum dia, ainda vou, viver...!!!!!!!!







A vida!!
Viva!!
Plena 
e então,










Em meu coração, a Terra,





a chama, o Amor!!!





A vida!!
Viva!!
Plena 
e então,






                                                                  Em meu coração, a Terra,





                                                   a chama,









                                                           do Amor!!!